domingo, 5 de setembro de 2010

Estudo da CNA mostra que preços do leite voltaram a cair em plena entressafra

Os preços do leite voltaram a recuar no mês de julho, seguindo tendência de queda registrada em junho, o que contraria as perspectivas dos produtores de recuperação das cotações durante o período de entressafra, quando os preços pagos pelo produto historicamente sobem. A avaliação consta do boletim Custos e Preços, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “A redução é reflexo do aumento da produção na média dos Estados do Sul e da manutenção do saldo negativo da balança comercial de lácteos, situação que preocupa os produtores.”, afirmou a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

Em Goiás, Minas Gerais e Paraná, o preço pago ao produtor pelo leite caiu, em média, 7% em julho na comparação com o mês anterior. No Rio Grande do Sul, a queda foi ainda maior: 8% em julho. Levantamento divulgado pela CNA no começo de agosto mostrou que a pressão do leite UHT (“leite de caixinha”) importado é mais forte no Rio Grande do Sul, Estado que tem a segunda maior produção leiteira do País.

Os dados do boletim mostram que os custos de produção de leite no mês de julho apresentaram pouca alteração em relação ao mês anterior. “Em julho, o custo foi influenciado principalmente pelo aumento do preço do farelo de soja, variação registrada nos três últimos meses.”, avaliou a presidente da CNA. Dados mais recentes, referentes ao mês de agosto, indicam continuidade da valorização dos preços da soja. Na terceira semana de agosto, os preços subiram, em média, 0,74% nas regiões pesquisadas em relação à semana anterior. A maior alta foi registrada em Unaí (MG): variação positiva de 0,95% em relação à semana passada. Em Sorriso (MT), os preços apresentaram um pequeno recuo de 0,08% em relação à segunda semana desse mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário